sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

9 coisas que sua casa precisa ter para você ser feliz, de acordo com a ciência



Oi, antes de ler essa matéria, responda: sente-se feliz? Se a reposta foi negativa, talvez você deva verificar se já arrumou sua cama hoje. De acordo com a ciência, isso é importante para sua felicidade. Todavia, só porque sua casa é elegante, impecavelmente arrumada e limpa também não significa que você esteja plenamente feliz.

De acordo com a ciência, algumas cores, aromas, acessórios e hábitos devem figurar em sua casa para melhorar suas chances de felicidade completa e absoluta. Vamos conferir:

1 Paredes verde ou amarelo

Tons verde e amarelo evocam alegria
Entre todas as cores do arco-íris, um estudo da Vrije University, em Amsterdã, descobriu que os tons verde e amarelo evocam a maioria dos sentimentos de felicidade. Mas tenha cautela: são cores ousadas, por isso recomendamos que escolha apenas algumas paredes ao invés de cômodos completos com os tons.

2  Flores frescas

De acordo com pesquisa,
flores frescas desencadeiam emoções felizes.
Muitos consideram um desperdício de dinheiro comprar flores que murcharão em alguns dias, mas agora considere isto um investimento na sua felicidade: pesquisa realizada pela Rutgers descobriu que a presença de flores desencadeia emoções felizes e aumenta os sentimentos de satisfação pela vida. Então, vá em frente, mime-se com essas lindezas no mercado da esquina.

3  Fotos sentimentais

Que tal decorar a casa com fotos de bons momentos
com família e amigos?

Se atualmente a sua mesa de cabeceira se destina à sua última leitura e um copo de água, você precisa passar a bola para algumas fotos de família o mais rápido possível. Pesquisadores da University of Portsmouthdescobriram que olhar para fotos antigas resulta em sentimentos positivos e uma sensação de calma.





4 Velas de baunilha


Velas aromáticas: baunilha
é edificante



Acender uma vela depois de um dia estressante no trabalho é super relaxante. E, aparentemente, o perfume de sua vela tem um grande impacto na sua felicidade também. Se você quer melhorar seu humor, um estudo da Chemical Senses descobriu que o aroma de baunilha é extremamente edificante.




5  Um diário


Escrever em um diário melhora seu bem estar
Exercícios físicos e terapia sem dúvida são gratificantes. Mas, aparentemente, escrever em um diário não só contribui para o seu bom humor, mas também seus sentimentos futuros. Pesquisa publicada na revista Psychological Science descobriu que reler as anotações do passado (mesmo que sejam curtas, uma frase ou um parágrafo) pode fazer você se sentir mais feliz.





6  Amigos peludos

Animais de estimação: apoio
Sim, agora há uma boa razão para os cães serem apelidados de "melhor amigo do homem". Uma pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology descobriu que animais de estimação fornecem apoio significativo para os proprietários, ajudando-os inclusive contra a solidão enfim, melhorar suas vidas. Gatos também valem, ok?

7 Aromas florais

Aromas florais: felicidade


A próxima vez que você escolher um novo perfume ou aromatizado de ar, que tal um cheirinho de rosas? Os receptores de cheiro no nariz estão ligados à parte do cérebro que determina suas emoções e de acordo com pesquisa da Association for Psychological Science, aromas florais pode impulsionar seus sentimentos de felicidade.





8  Cama arrumada

Cama arrumada contribui para um dia feliz, sim,
de acordo com pesquisa. 
Sabe aquela velha crença de que fazer a sua cama todas as manhãs ajuda a começar o seu dia com o pé direito? Ou aquela história que nossa mãe contava que temos que arrumar a cama assim que levantamos, do contrário nosso anjo da guarda continua dormindo? Pois é, agora toda essa conversa tem um fundamento  científico para de embasar.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Hunch.com, 71% das pessoas que fazem suas camas se consideram felizes - enquanto 62% dos que não fazem dizem que são infelizes.
Cá entre nós, gastar dois minutos arrumando a cama vale a pena vendo estas probabilidades, né?

9  E lembre-se: menos é mais

Menos coisa: menos desordem
De acordo com pesquisas da  UCLA's Center of Everyday Lives and Families , há uma relação entre altos níveis de cortisol (um hormônio do estresse) em mulheres que possuem casas com uma "alta densidade de objetos de uso doméstico". Ou seja, quanto mais coisas você tem, mais estresse, porque as mulheres associam uma casa bagunçada com o fracasso. Quanto mais coisas em casa mais desordem. Corte a desordem para uma melhor chance de uma vida calma e feliz.



Imagens/créditos: PixabayMorgueFileGoodHouseKeeping